Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

20 de agosto de 2009

Poesia alagoana - Triste Bothanique

José Geraldo Marques

O que em Alagoas remanesce
da floresta tropical
há uma voz que farfalha
pois é carnívora essa flor
que por dentes tem punhal
seus desejos são lupinos
e ferino seu arsenal
ai, "fina flor da canalha"
que devora quem trabalha
e destila o mel do mal
tua grandeza é pequenina
pois teu adubo é a hemoglobina
do jornaleiro braçal
cortar o mal pela raiz
ou a raiz pelo mal?
quem não tem medo desse bicho
desse bicho folharal?
que tira fótons das trevas
desde o tempo do marechal?
ai, "fina flor da canalha"
deixai um rabo-de-palha
na assembleia das gralhas
abrir asas sobre vós
e entre abutres, metralhas
iguanas, surucucus
misturai a vossa voz
ao crocitar dos urubus
ai, triste estado que cumpre
o seu fado de naufrágio
em um mar de canavial
onde as usinas têm nomes doces
e os donos têm bala e sal:
essa sua geografia é da fome
a sua biologia não come
e sua história é canibal
ai, "fina flor da canalha"
para cumprir teu fadário
nesta hora terminal
invoco é uma rasga-mortalha
para cortar o sudário
do teu destino letal
vade retro flor-canalha!
vade retro flor-chacal!
eu te esconjuro flor-navalha!
eu te esconjuro flor-do-mal
!

In Dialética, ano 7. no 5. Maceió,
Ed. Linear B, março de 2001, p. 103.

6 comentários:

  1. oioiiii

    Já ate seguindo... pq coisa boa é pra isso mesmo

    Adorei td aqui.. até mesmo a citação segundo as normas..

    perfeito teu blog!


    voltarei...

    bjinhus, navalhas e passeios por Alagoas

    Lelli

    ResponderExcluir
  2. Lelli,
    Colega blogueira, seguimo-nos mutuamente!
    Agradeço sua genenerosidade nos elogios,
    que nos incentivam.
    Seu blog é muito criativo,
    estou sempre vendo.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido Iremar Marinho,
    encontrei seu blog por um acaso na net, muito massa cara.
    Também estou como seguidor do seu blog.
    Visita o meu blog também: www.opoetaepalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo Railton Teixeira,
    Sou muito grato pelos elogios
    ao nosso blog e por segui-lo.
    Mesmo atrasado, estou seguindo
    agora para visitaqr o seu blog
    "opoetapalhaço".
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Iremar, a gente não se conhece pessoalmente, mas gosto do seu blog, e o tenho visitado. Tomei a liberdade de lincá-lo ao meu acreditandonotruque, numa parte dedicada aos blogs da terrinha. Espero que não se incomode. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Iremar, também decidi seguir o seu Blog e conhecer um pouco de suas poesias. Apesar do meu Blog ser um pouco diferente em relação ao conteúdo, veja-o e dê sua opinião. Meu Blog é: Ponderações - Filho de Jacó. Abraços e até outra oportunidade.

    ResponderExcluir